Vértice – cartografias cênicas sobre e para Maria José

5 fevereiro 2016

cartaz vertice 0

Forma

Após uma série de  ações realizadas com grupos parceiros e com a própria vizinhança da casa do Teatro Doc., as experiências advindas das investigações no Projeto  “Mapear Histórias, ou como disse Guimarães o real não está na saída nem na chegada:ele se dispõe para a gente é no meio da travessia” foram sintetizadas numa mostra denominada  Vértices.


Nela  realizamos interferências cênicos documentais  em quatro estabelecimentos comerciais – Salão de Beleza Extravagance, Bar Casa do Norte Guaxinim, Brechó da Delourdes e do Luís, Transportadora Penna – localizados  na Rua Maria José no bairro da Bela Vista, para uma plateia de convidados (vizinhança), no intuito de recuperar as histórias que as pessoas que convivem nesses lugares têm sobre o bairro, a rua e o próprio estabelecimento.

Vértice (vértice | s.m. – ponto de encontro de duas retas) propõe encontros entre os artistas-documentáristas, os espectadores, os moradores da rua Maria José e o próprio espaço rua. Cada ponto de encontro se concretiza geograficamente e dentro dele histórias transformam o espaço em lugar.