O TEMPO E O CÃO – documentário cênico em canteiro aberto

19 agosto 2019

thumbnail_IMG-20190610-WA0061

Sobre  a temporada em constante construção da encenação: 

“O Tempo e o Cão – documentário cênico em canteiro aberto”

Realizada entre os 05 de abril a 25 de maio de 2019.

Tendo em vista que as histórias compartilhadas na construção cênica documental “O Tempo e o Cão – documentário cênico em canteiro aberto”brotaram das quatro macro regiões paulistanas, a companhia Teatro Documentário está empenhada em propor que as materialidades artísticas advindas das pesquisas realizadas no projeto O TEMPO E O CÃO permaneçam disponíveis publicamente. 

Nessa perspectiva, os registros transmídias propostos no decorrer dessas apresentações “O Tempo e o Cão – documentário cênico em canteiro aberto”visam sustentar tanto os diálogos com a cidade, como as possíveis interferências dos espectadores construtores da encenação processualmente compartilhada, de forma semelhante as reconstituições que se dão em canteiro aberto.

Inspirados na residência artística na Vila Itororó Canteiro Aberto, o documentário cênico,  intitulado “O Tempo e o Cão”, convida o espectador-construtor a refletir sobre as relações humana/humano, humano/animais, humano/cidade, além de propor co-autoria ao público artística, por meio da experiência de  construir e reconstruir a encenação a cada encontro.  

Nesse espaço a Cia. Teatro Doc. compreende que o  registro do material produzido pelos espectadores  permite que a própria historiografia do projeto seja um dispositivo de diálogo de circulação e de reflexão sobre os objetivos das ações realizadas.

Muitas vezes um projeto pode se tornar melhor do que sua proposta original, quase sempre essas ocorrências se devem a práticas astuciosas. A teoria de Certeau (CETEAU, 2008) recomenda atenção às astúcias do processo, já que essas rupturas nos sistemas impostos dão brechas para outras formas de convívio. 

Revelar essas práticas permite  construir memória e avançar nos debates metodológicos relativos à produção teatral do nosso tempo. 

Esse trabalho só tem sido possível graças a Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

IMG-20190413-WA0003