O Sustento da Saudade. Documentário Cênico sobre o Cemitério da Quarta Parada
9 fevereiro 2016
Com direção de Gustavo Curado,” O Sustento da Saudade. Documentário Cênico sobre o Cemitério da Quarta Parada” , integrou a Mostra Documenta SP, uma ação do atual projeto da Cia. Teatro Documentário, denominado Terra de Deitados.
Amparado pela Lei de Fomento ao Teatro, Terra de Deitados tem como objetivo experimentar situações de investigação de narrativas VELADAS a partir da proposição: O CEMITÉRIO COMO MICROCOSMO DA CIDADE.
Após a realização de quatro meses de oficinas em site specific com pessoas de áreas diversas (arquitetura, direito,estudantes de teatro, servidores dos cemitérios, etc) a Cia. Teatro Doc. compartilhou publicamente os resultados dessas investigações na Mostra Documenta SP. O evento ocorreu em quatro cemitérios públicos distintos, produziu diversificadas materialidades artísticas. contou com o interesse e a participação dos funcionários das necrópoles municipal e do público em geral.
O Sustento da Saudade. Documentário Cênico sobre o Cemitério da Quarta Parada” investiu no olhar dialógico sobre as especificidades das dramaturgias presentes no Cemitério desde sua fundação. A voz do povo é mesmo a voz de Deus? O que fazer quando a própria ciência parece abandonar os que estão a margem? Apelar para uma santa ainda não reconhecida,ou, buscar amaparo na dramaturgia ficcional do boca-boca urbano? “O Sustento da Saudade. Documentário Cênico sobre o Cemitério da Quarta Parada” desafia o espectador a desvendar os mistérios do espaço, suas histórias e personagens pitorescos. As narrativas cunhadas no Quarta Parada sobreviveram as gerações, presentificando personagens já falecidos, verdadeiras lendas urbanas. Suas histórias como as bexigas presentes na encenação viajam pelo espaço sem um porto de parada previsível