Aqui não. Sobre a necessidade de enterrar os Mortos

9 fevereiro 2016

Araçá

Com direção  de  Carolina Angrisani   “Aqui não. Sobre a necessidade de enterrar os Mortos”  ocorreu no Cemitério do Araçá  integrou a Mostra Documenta SP, uma ação do atual  projeto da Cia. Teatro Documentário, denominado  Terra de Deitados.

Amparado pela Lei de Fomento ao Teatro, Terra de Deitados tem como objetivo experimentar situações de investigação de narrativas VELADAS, a partir da proposição: O CEMITÉRIO COMO MICROCOSMO DA CIDADE.

Após a realização de  quatro meses de oficinas em site specific com pessoas de áreas diversas (arquitetura, direito,estudantes de teatro, servidores dos cemitérios, etc) a Cia. Teatro Doc. compartilhou publicamente os resultados  dessas  investigações na Mostra Documenta SP. O evento  ocorreu  em quatro cemitérios públicos distintos, produziu  diversificadas materialidades artísticas. Contou  com o interesse e a participação dos funcionários das necrópoles municipal e do público em geral.

A primeira das interferências foi o “Aqui não. Sobre a necessidade de enterrar os Mortos” e partiu da atualização da Antígona de Sófocles, instigando o espectador a pensar em como lidar com a consciência de que muitos corpos permanecem abandonados na vida e para além dela? Em meio aos espaços ciematográficos do cemitério Araçá, localizado numa região privilegiada da cidade, também existe a separação de classes, a diversidade de sepulturas e sepultamentos. Alguns se vão com honrarias,outros tantos heróis permanecem não identificados. Diante do que nos é revelado, vemos as contradições da cidade, e nos vemos como agentes e criaturas dos espaços. Revisitar as relações que envolvem o acesso aos lugares, é também perceber as contradições das relações da vida e da morte ao longo do tempo

documenta (6)